sábado, 16 de junho de 2007

O Contrato é uma certeza


Olá pessoal, hoje vou falar sobre contrato de serviços.

Hoje em dia é muito comum as pessoas fecharem parcerias e/ou serviços no boca a boca e isso é um erro gravíssimo. Não ter um contrato discriminando todo o processo criativo, material solicitado e valores referentes ao serviço de criação pode acarretar em uma enorme dor de cabeça e prejuízo:

Veja algumas situações:

- O cliente pode "refugar" no meio do processo criativo e revolver não mais desenvolver o trabalho, ou pior, fechar contrato com outra pessoa que ofereceu seus serviços por um preço inferior.

- O cliente pode não pagar por nada que foi criado e utilizar dos rafes apresentados para desenvolver com outra pessoa todo o material que ele havia fechado com você.

- O cliente diz que teve problemas financeiros e só pode pagar um preço X infinitamente inferior aquele que você previu em orçamento.

- O cliente pode pedir 1 ou mais ítens que não estavam em contrato via boca a boca pelo mesmo preço firmado em primeira conversa.

Emfim, eu poderia ficar aqui citando diversas outras situações chatas que acontecem quando não se cria um contrato em papel assinado pelo cliente e por você Designer.

Não quero dizer que todo cliente é assim, mas tomar essa precaução é bom pra você e bom para o cliente também. Ambos ficam assegurados que vão ter o resultado que tanto almejam.

Pode ser um pouco trabalhoso desenvolver um contrato a princípio, mas é ele quem vai resguardar todo o seu o trabalho, o esforço, a pesquisa, a criação que serão investidos.

Espero que tenham gostado.
Não esqueçam de comentar.

Um grande abraço

Um comentário:

Anônimo disse...

Dae Meu velho,
Muito boa tua iniciativa. Gostrai de contribuir com algumas bibliotecas.

http://desenho.wordpress.com
Blog onde eu coloquei textos e resumos sobre o design e mercado de trabalho. Estão catlogados e resumidos os 3 encontros aqui de Curitiba, envolvendo profissionais e estudantes.

Http://edcom.wordpress.com - DesignStore, muita coisa relacionada ao design.

Abraço
ED